Câmera de Segurança: comprou a sua e precisa instalar?

câmera de segurança
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Conteúdo deste artigo

Contato

Segurança vem sempre em primeiro lugar, não é mesmo? Este ditado é bastante popular e se aplica a diversas situações, incluindo o monitoramento da sua propriedade! 

Para garantir a visibilidade constante da sua casa ou do seu negócio, a câmera de segurança é uma ótima opção. Além de ser uma alternativa relativamente barata, em comparação a outros sistemas de segurança disponíveis no mercado – como os alarmes, por exemplo. 

Os dispositivos de vigilância permitem que você veja, a todo momento, o que acontece dentro do seu imóvel. Assim, é possível sinalizar a polícia com maior agilidade em caso de invasão, roubo ou danos ao local. A câmera de segurança possui muitas vantagens.

E o melhor, a instalação é simples e pode ser feita por conta própria, de forma rápida e prática. 

Então, se já comprou sua câmera de segurança e agora está se perguntando como instalá-la, este artigo é para você. Para te ajudar com esta tarefa, preparamos um passo a passo descomplicado que ensina, desde o início, como realizar a instalação do dispositivo de segurança. 

Prepare-se e vamos nessa!

Como escolher a câmera de segurança certa?

Como você pôde ver, a câmera de segurança é uma ótima opção para garantir a proteção da sua casa ou empresa, em tempos onde todo o cuidado é necessário. O dispositivo oferece vigilância 24 horas e ainda ajuda a intimidar aqueles que possuem más intenções. 

No entanto, sua compra deve ser planejada, bem como a instalação e configuração do aparelho. 

Os modelos disponíveis no mercado são muitos, logo, escolher não é tarefa fácil. Cada câmera de segurança possui sua finalidade, especificações e preços. Assim, antes de comprar é necessário definir uma série de fatores, como: número de câmeras, locais a serem cobertos,  posicionamento dos aparelhos, entre outras coisas. 

Com isso, é necessário analisar toda a propriedade e realizar a compra de acordo com a demanda do local. 

Além disso, é preciso se atentar a quantidade de cabos e não esquecer de comprar, junto a câmera de segurança, um dispositivo de gravação para o armazenamento das filmagens. 

Passo a passo para instalar câmera de segurança

Agora que você já sabe como fazer a escolha da câmera de segurança corretamente, é hora de aprender como realizar a instalação do dispositivo de vigilância. Veja o passo a passo: 

Passo 1: posicione a câmera de segurança e trace a rota dos cabos

Onde as câmeras irão ficar? Qual o local de cobertura desejado? O primeiro passo é pensar no posicionamento da câmera de segurança, a fim de vigiar as áreas onde há mais necessidade e evitando que haja pontos cegos ao redor do perímetro. 

Tão importante quanto a localização das câmeras, a rota dos cabos também é algo que exige cuidados na hora de realizar a instalação. Alguns aparelhos precisam estar conectados diretamente no dispositivo de gravação, ou em computadores e fontes de energia, por isso, traçar uma rota adequada para os fios é fundamental. 

Para isso, existem algumas opções, como: uso de canaletas e tubos de fiação para passar os fios de maneira externa, a instalação por dentro das paredes ou, então, usar câmeras de segurança sem fio, que funcionam através de transmissão wireless. 

Deste modo, analise qual alternativa se alinha melhor as suas necessidades e orçamento, para assim iniciar o planejamento do posicionamento da câmera de segurança em sua propriedade.

Passo 2: instale a câmera de segurança

Após ter definido onde as câmeras de segurança ficarão, chega o momento de instalar o dispositivo.

Caso a câmera de segurança escolhida possua fios de conexão, comece fazendo furos na parede de acordo com a rota traçada para a fiação. O serviço pode ser trabalhoso, por isso, se não souber como realizá-lo, contrate mão de obra especializada. 

A medida que os fios vão sendo instalados, coloque o suporte da câmera. 

Mas lembre-se, cada câmera de segurança tem suas particularidades, tamanhos e pesos diferenciados. Logo, a recomendação é: siga sempre as indicações dos fabricantes e faça a instalação segundo consta no manual, utilizando os suportes adequados para o modelo escolhido, de modo a evitar danos ao aparelho ou complicações na montagem. 

Passo 3: conecte e prepare a câmera de segurança para a ativação

Com a câmera fixada corretamente no suporte, sem riscos de queda, é hora de conectar os cabos de rede e de energia. No manual do aparelho, geralmente, constam as recomendações da instalação dos fios – cada cabo deve ser conectado em seu devido lugar. 

Por isso, leia com cuidado as indicações do fabricante e segundo o manual, encaixe os fios na câmera para ativá-la. 

A câmera de segurança pode ser conectada em um computador ou dispositivo DVR de gravação. Os modelos mais modernos, por sua vez, podem ser acessados diretamente pelo celular, por meio da tecnologia wireless que permite a vigilância através de aplicações móveis. 

Em caso câmeras ligadas ao DVR, lembre-se de instalar o HD no dispositivo de armazenamento para deixar as imagens registradas. 

Passo 4: faça testes

Depois de instalar e configurar todas as câmeras de segurança em sua propriedade, faça testes para garantir que os aparelhos estejam funcionando de maneira correta. O ideal é realizar testes três vezes a cada período do dia – ao menos no início –, para evitar que falhas de configuração impeçam a vigilância. Além disso, é importante verificar a cobertura dos dispositivos em relação ao campo de visão durante o dia e a noite.

Instaladas em computadores ou disponíveis diretamente no celular, as câmeras de segurança oferecem total visibilidade para garantir a proteção da propriedade, reduzindo as chances de roubos ou invasões, em tempo real. 

Escolha o melhor modelo e onde posicioná-lo, seja em casa ou na sua empresa. Tudo isso por meio de uma instalação simples e rápida!

Em caso de dúvidas sobre a escolha do equipamento, instalação e configuração, entre em contato com a Foxtec e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também esses artigos